Temas de discussão na formação continuada

· Teoria da Transposição Didática e Antropológica do Didático;

· Saberes Docentes em ação;

· Pesquisa-ação, prática reflexiva e a racionalidade técnica;

· Desenvolvimento e Aprendizagem: Aspectos Teóricos e Aplicações ao Ensino de Física e de Ciências (Piaget, Vygotsky, Bruner e Wallon);

· Recursos Didáticos para Ensino de Ciências e o Uso de Tecnologias;

· Ensino por Investigação: bases teóricas, exemplos e demonstrações;

· Pesquisa Baseada em Design e Sequências Didáticas: teoria da metodologia e etapas para o desenvolvimento de materiais didáticos;

· Natureza do Conhecimento: dificuldades intrínsecas ao ensino (modelos, teorias, fenômenos, matemática, papel dos experimentos no ensino);

· Extensão e Profundidade e as definições em ciências;

· Ressignificação de conceitos: o saber, o não-saber e as concepções espontâneas;

· Mapas Conceituais e Redes no Ensino de Ciências;

· Rupturas, obstáculos epistemológicos e Bachelard.