Palestra “Natureza do Conhecimento Científico: dificuldades intrínsecas”

O conhecimento científico está estruturado de uma maneira bastante complexa e muitos aspectos epistemológicos devem ser levados em conta nas discussões acerca do ensino das  ciências.  Questões como: dimensões teórica e fenomenológica, uso da matemática como estruturante do pensamento físico, as dicotomias entre coisa X relação, real X ilusório, extensão X profundidade, uso de modelos, mudança de significado dos conceitos dentro de teorias e rupturas teóricas, fazem da Física uma ciência não trivial. Do ponto de vista epistemológico e educacional, tais questões podem ser abordadas de maneira explícita, aliadas a conteúdos, a fim de ampliar o entendimento dos estudantes e a consciência dos professores acerca da natureza do conhecimento científico que se ensina na escola.

Público-alvo: professores de ciências, alunos de graduação da licenciatura e bacharelado em ciências (preferencialmente física)

Duração: aproximadamente 75 minutos

Solicite através do e-mail iefc@iefc.org.br