Organização do currículo

A nova Base Nacional Comum Curricular define a área de conhecimento ‘Ciências da Natureza’ tanto no ensino fundamental quanto no médio. Em particular, a organização dos conteúdos devem seguir as unidades temáticas sugeridas: Matéria e EnergiaVida e Evolução e Terra e Universo, seguidas de suas componentes curriculares e competências específicas.

Livros Publicados

· Ensino Fundamental

            Conforme a BNCC, dentro de cada unidade temática, é suposto que os professores do ensino fundamental escolham conteúdos, chamados objetos de conhecimento, para trabalhar as habilidades, o que requer algum tipo de formação específica. Neste segmento, uma ação possível é contribuir na discussão junto aos professores sobre as escolhas mais adequadas dos objetos de conhecimento dentro de cada unidade temática.

 

· Ensino Médio

            No ensino médio, a BNCC define a possibilidade dos itinerários formativos dentro da área de conhecimento ‘Ciências da Natureza’, para atingir as três competências propostas. Em particular, uma ação importante é rediscutir, em colaboração com a direção da escola, os possíveis conteúdos das atuais disciplinas de Física, Química e Biologia que farão parte dos itinerários formativos agrupados na área das ‘Ciências da Natureza’. A organização do oferecimento de disciplinas eletivas e elaboração de programas de aprofundamento para vestibulares específicos, em harmonia com o currículo obrigatório também pode ser muito importante para complementar à formação dos alunos.

 

Coordenação de Área

 

Tradicionalmente, as escolas possuem uma equipe de professores em cada disciplina. Na área de ciências, os grupos costumam ser formados por professores do ensino fundamental e médio, geralmente, licenciados em física, biologia e química. Com a nova BNCC, foram prescritas propostas para o ensino na área de conhecimento ‘Ciências da Natureza’, tornando necessários alguns ajustes nas práticas atuais. 

 

O coordenador de área possui e continuará possuindo um papel importante em cada segmento e tem diversas funções, tais como (i) zelar para que o currículo seja cumprido; (ii) ajudar a equipe de professores a implementar a proposta pedagógica da escola em cada disciplina; (iii) auxiliar professores na elaboração de planos de ensino, avaliações e estratégias de ensino, adequando-as às novas tendências educacionais, entre outras.