Física para Todos

A  Comissão de Cultura e Extensão do Instituto de Física da USP organiza palestras de física com o intuito de promover a divulgação da Ciência. No Física para Todos, que acontece todos os primeiros sábados do mês, a Biblioteca Mário de Andrade recebe um público bastante heterogêneo e interessado em temas científicos.

 

 
No dia 04 de agosto, cerca de 120 pessoas, entre professores de física, química e matemática, estudantes do ensino médio e interessados na ciência, puderam assistir à palestra ministrada pela professora Fabiana B. Kneubil.

 

Numa apresentação de aproximadamente uma hora, num clima super descontraído, foram mostradas as instalações do CERN e detalhes do maior acelerador de partículas do mundo, bem como aspectos físicos da detecção do bóson de Higgs, partícula mais conhecida como partícula de Deus e que conferiu o prêmio Nobel aos físicos Peter Higgs e François Englert em 2013. 

 

 

Também foi discutida a evolução do conceito de Massa, desde Newton até a Física de Partículas atual, passando pelo famoso resultado E=mc2 da teoria da Relatividade, pela constituição da matéria, pelos átomos, quarks e pelo próton.

Professores e estudantes, entusiasmados, interagiram durante a palestra, promovendo um ambiente de reflexão e discussão acerca da imagem do mundo microscópico trazida pela teoria da relatividade. 

 

A energia que forma os sistemas ligados foi o foco da atenção de todos e, impressionados com o fato de 99% do peso de um objeto ser devido à energia de ligação, o público ainda ficou para discutir após a palestra, numa tentativa de aprofundar o entendimento do estranho mundo das partículas elementares.