Pesquisa e Educação

Projetos

O IEFC desenvolve projetos de pesquisa científica e de formação de professores, todos patrocinados, visando o desenvolvimento científico e a disseminação do conhecimento nos ambientes escolares e culturais. Veja abaixo nossos projetos e como você pode colaborar.

Reconhecendo também a importância da Educação,  fazemos pesquisas educacionais, visando à produção de conhecimento na área de Educação, ensino de ciências, epistemologia, filosofia das ciências e didática.

curso-online

Projetos para Apoiadores

Portfólio de Cursos e Palestras

Cursos e Palestras

Para Professores

Visam à formação continuada de professores das ciências da natureza (física, química e biologia), atuantes no ensino médio e fundamental, das escolas públicas e privadas. Observa-se que, mesmo após um curso de licenciatura, em geral, existe a necessidade da continuidade da formação do professor, não apenas em relação ao conteúdo, mas também em relação a discussões que se referem à sua prática em sala de aula. Em vista dessa necessidade, os cursos e palestras oferecidos pelo IEFC trabalham com dois eixos complementares, um de natureza epistemológica e outro de natureza didático-pedagógica. O primeiro é referente à complementação de conteúdo, e o segundo, à didática e à organização do conteúdo, possibilitando, assim, torna-los menos dependentes dos materiais existentes e incentivando à reflexão epistemológica, aliando conteúdos com as propostas pedagógicas das escolas em que eles atuam.

Para Alunos

Visam à complementação de conteúdos das ciências da natureza e física moderna que, em geral, não são dados em sala de aula. Considerando que os estudantes da escola básica terminam este segmento sem a oportunidade de entrarem em contato com tais conhecimentos, estes cursos e palestras objetivam proporcionar a eles discussões de temas de física contemporânea, com enfoque em aplicações tecnológicas e, também, incentivá-los a seguir carreiras relacionadas às ciências e à tecnologia.

Consultoria Educacional

A Educação Científica é alvo de muita discussão por parte de governantes, pesquisadores, educadores e professores do mundo inteiro. O conhecimento científico e a prática da comunidade que o constrói são bastante complexos. O ensino das ciências, consequentemente, reflete esta complexidade e, também, evolui continuamente, tanto em suas práticas, como nas pesquisas realizadas para compreender questões importantes e contribuir com propostas de soluções formativas. No Brasil, em particular, as pesquisas educacionais envolvem tanto temas de caráter universal, como os determinados pelas condições específicas do país.

Recentemente, com a homologação da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) pelo Ministério da Educação (MEC), a discussão das Ciências da Natureza dentro das escolas se torna urgente. Um dos impactos da nova BNCC é promover uma rediscussão sobre o papel das Ciências no contexto escolar e a inserção das áreas de conhecimento que incluem as Ciências da Natureza, tanto no ensino fundamental quanto no ensino médio.

A Consultoria Educacional do IEFC visa proporcionar um aprimoramento na atuação de professores e coordenadores de Instituições de Ensino, nos diferentes segmentos, tais como ensino fundamental, médio e ensino superior.

Através de conhecimentos pedagógicos, didáticos e específicos, na área das Ciências da Natureza, a Consultoria do IEFC auxilia profissionais da Educação para o melhor cumprimento de seu trabalho, tanto em sala de aula, quanto em planejamentos de projetos, aulas, estratégias didáticas e eventos científicos.

Nossas Ações na Escola

  1. Palestras e Workshops (para professores e estudantes do EM)
  2. Organização do currículo e Coordenação de área
  3. Formação continuada para professores
  4. Treinamento para professores de ciências
  5. Disciplinas Eletivas de Física para o Ensino Médio
  6. Iniciação Científica e Atividades de extensão
  7. Academic Mentoring

Eventos de Ciência e Cultura

Entre em contato pelo e-mail iefc@iefc.org.br para saber melhor sobre nossos eventos.

Bolsas de Estudo