Curso: O Conhecimento da Natureza e a Natureza do Conhecimento

3 encontros de 2 horas

Terças-feiras: 21/09, 28/09 e 05/10 – das 16:00 às 18:00.

Público-alvo: professores de Ciências (EFII) e de Física (EM)

Número de vagas:  98 

Inscrições até sexta-feira, dia 17 de setembro

Ministrante: profa. Dra. Fabiana Botelho Kneubil

Resumo

O conhecimento científico está estruturado de uma maneira bastante complexa e muitos aspectos epistemológicos devem ser levados em conta na apresentação do conteúdo das ciências. Questões como: dimensões teórica e fenomenológica, uso da matemática, as dicotomias entre coisa X relação, real X ilusório, extensão X profundidade, uso de modelos, mudança de significado dos conceitos dentro de teorias e rupturas teóricas, fazem da Física uma ciência não trivial. Do ponto de vista educacional, tais questões podem ser abordadas de maneira explícita, aliadas ao conteúdo, a fim de ampliar o entendimento da natureza do conhecimento. O objetivo do curso é discutir aspectos da estrutura do conhecimento científico, em relação à sua organização e estruturação, exemplificando com conteúdo de física. 

Fabiana Botelho Kneubil é professora de física com 20 anos de sala de aula, nos mais diferentes níveis, ensino médio, ensino superior e formação de professores. Fez mestrado em Ensino de Física pelo Instituto de Física da USP (2006), Doutorado em Educação pela USP (2014) e Pós-Doutorado em Epistemologia e Ensino de Física na Universidade de Copenhagen, na Dinamarca (2016).

É fundadora e diretora do IEFC – Instituto Educacional Futuro da Ciência, que tem como objetivo disseminar o conhecimento científico nos meios menos favorecidos e fornecer subsídios para a prática de professores das Ciências da Natureza. 

Ao se inscrever, você irá receber o link do zoom por e-mail.

Participantes receberão certificado do IEFC.

Inscreva-se aqui