“Esse curso foi incrível, uma experiência que nunca vou esquecer. Assuntos, temas, ideias super interessantes que nos deixam loucos kkkk mas que valeu a pena aprender, conhecer e entender. Professora maravilhosa, explica super bem e tem uma didática muito boa. Adorei!! Valeu cada minuto!! (Amei a visita ao laboratório, foi incrível!!)”
“Eu achei um curso incrível, de um nível muito bom de conhecimento e agradeço muito a professora Fabiana por ser tão boa naquilo que ela faz.”
“O meu maior desgosto com o curso é que a duração é muito limitada, adoraria que continuasse, nunca abri tanto a minha mente para a Física. Espero estar nesse instituto no ano que vem ou no IME.”
“Depois do curso eu fiquei com mais vontade de ter uma carreira científica.”
“Foi uma das melhores experiências que eu tive, pois me ajudou a pensar o que fazer no futuro, além de mudar minha percepção sobre o mundo em geral.”
“Foi realmente INCRÍVEL! O modo que a professora passa o curso e seu amor pela física e pela teoria da relativamente é incrível. Eu amei, posso confessar que fiquei atiçado para fazer física hahah, mas meu coração continua com medicina hahah. Obrigado Fabiana pela experiência e espero revê-la, amei conhecê-la e conhecer o seu trabalho. Espero que em breve nos vemos pesquisando. Obrigado por tudo, amei muito o curso e tudo o que você me proporcionou.”
Atenciosamente: Arthur B. Cantanzaro, E.E. Zacarias Antonio da Silva
“Foi uma das experiências mais legais da minha vida. Gostei muito de entender (ou pelo menos tentar imaginar) o que era descrito nas equações matemáticas. Foi muito bom aprender, descobrir e sentir os efeitos da física. A professora é maravilhosa e explica super bem. Estou triste por ter acabado, mas as sensações e a recordação de todos esses momentos e sensações estarão para sempre em minha memória e coração. Isso não foi apenas um curso, foi mais um motivo para ir em frente e lutar pelos meus sonhos. E por fim, estudar na USP, se Deus permitir.”
“Indescritível. É como no começo do curso, não existem palavras que descrevam realmente o que esse curso significa. Aprendi demais e mesmo que não pareça, sempre vou ficar marcada com esse curso. Muito obrigada por ter aberto esse espaço pra nós, e pra tantos outros estudantes que virão. Adorei tudo, desde a aula até o café (o bolo era muito bom, vou sentir saudade). Gratidão eterna, nunca me esquecerei disso. Vou carregar um pouquinho disso para sempre comigo! Espero que nós vejamos o Acelerador de partículas algum dia. Até uma próxima!”
“O curso foi ótimo, muito bem explicado, essencial para essa matéria da relatividade, que abriu enormes horizontes no que eu sei sobre física, e por ser o estudo mais atual da física, esclareceu diversos acontecimentos, ajudando a entender buracos negros, a luz, espaço-tempo, entre outros. A professora é uma pessoa maravilhosa, nos tratou muito bem, e o lanche estava ótimo. Resumindo, se eu pudesse, faria o curso de novo.”
“Eu amei participar do projeto. A intensidade e entrega da professora me fez ficar ainda mais interessada no curso… Agradeço de coração pela oportunidade. A didática é incrível e se fosse aplicada dentro de sala de aula, acredito que mais alunos iriam entrar nesse mundo totalmente atraente e louco da física!”
“Eu sinceramente só tenho a agradecer, pois mudou completamente a perspectiva q tinha sobre física e me fez muito feliz, senti muita emoção na forma em que a professora ensinava (muita paixão) só tenho a agradecer tudo que esse curso pode me proporcionar (me deu alguns nos na cabeça, mas adorei isso kk) os idealizadores desse curso estão de parabéns, pois quando fui na primeira aula não imaginava a dimensão do conhecimento que adquiri. MUITO OBRIGADO!”
“Já tinha na minha cabeça um desejo grande de entrar em uma faculdade de física, mas nunca soube como era uma de verdade (poucas faculdades tem essa área). O curso, além de me proporcionar a vivência dentro de uma faculdade, me deixou mais apaixonada ainda pela física. Sou eternamente grata a professora Fabiana e toda a equipe que organizou isso para nós, vocês foram impecáveis em tudo! Meu amor pela física só cresceu cada vez mais. Espero passar na Fuvest esse ano para poder encontrar vocês pelo corredor e falar “nossa, lembra daquele curso que teve aqui? olha onde eu cheguei”. Vocês são demais, obrigada por tudo!”
Atenciosamente, Daniella Akikubo, Escola Nossa Senhora das Graças.
“O curso sem dúvidas me ajudou muito, tive uma oportunidade e um aprendizado que jamais esquecerei, e pretendo, quando puder, compartilhar certos conhecimentos com as pessoas ao meu redor. Levarei isso para a vida toda. Obrigada!”
“Bom, primeiramente eu me senti eufórico, pois a física é uma das coisas que eu amo na vida. Quando o curso foi decorrendo foi um misto de emoções, cansaço, alegria, curiosidade e confusão. E finalmente o curso acabou conectando tudo, ligando todos os pares e fazendo total sentido na minha cabeça. Quero mandar um imenso abraço a você Professora, Fabiana, e ao Manoel. Vocês foram de extrema importância e inspiração nessa fase da minha vida.”
“Foi simplesmente incrível! A paixão da professora em ensinar a Física é muito motivador para estudar a matéria. Confesso que foi bem difícil, principalmente pela distância; mas valeu muito a pena! Só tenho a agradecer mesmo…”
“Eu amei ele, com todo o meu coração, é uma iniciativa muito legal de levar a física moderna de uma forma tão única para os estudantes. Muito obrigada por me proporcionarem isso.”
“Essas 5 quintas foram as melhores que tive e essa experiência foi muito importante para ter certeza no que quero no futuro e relembrar tudo que sempre amei na física além de ver o mundo com outros olhos. Sem duvidas queria passar todos os dias com essas pessoas assistindo essas aulas, mas tido o que é bom precisa de um fim digno e sinto que não existiria um melhor do que o dessa aula. Obrigada pela experiência e pela oportunidade.”
“O curso foi uma experiência muito gratificante, que me fez gostar ainda mais da Física. Me senti muito bem acolhido pelo instituto e pelos organizadores do curso, e confortável para conhecimento mais. Cada aula representou uma quebra de realidade e uma nova perspectiva do universo. As equações e deduções causaram uma estranheza e um desconforto inicial, por estar acostumado com uma física newtoniana, porém conforme a explicação de aprofundava me sentia encantado e com relatividade.
A professora explica muito bem, foi muito carinhosa, divertida e empenhada, demostrando o amor pelo que faz. O único defeito do curso é que ele acaba. Não esquecerei dessa experiência excepcional!”
“Desde a primeira aula, notei um bilho no olhar na professora que com o seguimento das aulas foi sendo passado aos alunos, que começaram a se interessar mais e mais pelo assunto (algo bem incrível já que tratar sobre a relatividade com adolescentes não deve ser nada fácil) e que me fez admirar mais ainda a instituição e o curso. Foi uma experiência incrível que vou levar pra vida, espero poder estudar no Instituto ano que vem!”
“Lembro uma vez de que fiquei desapontada porque descobri que na escola regular não estudamos física moderna, por vários motivos. Porém, tive a oportunidade de fazer esse curso e foi uma das melhores experiências que pude ter. Com certeza, mesmo não fazendo física na faculdade, vou levar para a vida inteira o que aprendi. Pois, mais que a ciência pura em si, eu vi uma teoria magnífica e tão pouco intuitiva se construir a minha frente.”
“Muito obrigada professora Fabiana, quando pesquisei sobre o IEFC e os artigos que você publicou, fiquei muito feliz de ver o seu empenho pela educação científica. Junto com alguns professores, iniciei um projeto para inserir produção científica em nossa escola (que é pública), enfrentamos muitas dificuldades, porém acabou dando certo no final; e ver o seu trabalho me dá muita força para continuar acreditando e percebi que o que fizemos era necessário e certo, não só para os alunos que se descobriram cientistas, mas para a visão de educação também.
Por tudo isso, muito obrigada a todos os envolvidos e continuem impactando cada vez mais alunos pelo Brasil. E Espero encontrar a professora Fabiana de novo, algum dia, por aí.”
– Melissa Medeiros, EEFMT Maria Theodora Pedreira de Freitas