Curso: A Ficção Científica como Espaço de Diálogo Social, Cultural e Científico

Terças-feiras, dias 09/11, 16/11, 23/11 e 30/11 das 18:00 às 20:00 

Público-alvo: professores de Ciências (EFII) e de Física (EM)

Número de vagas:  98 

Inscrições até quarta-feira, 05 de novembro

Ministrante: prof. Dr. Sandro Livramento

Resumo 
O curso pretende estabelecer parâmetros para caracterizar o gênero da Ficção Científica, com um potencial para entender e refletir sobre as relações de Ciência, Tecnologia e Sociedade. Usando trechos de obras cinematográficas e literárias e, focando no papel dos cientistas (aquele que assume a representação da ciência) nessas obras, discutiremos tais relações e 

refletiremos o potencial desse gênero sobre as questões sociais e culturais.  A partir desses pontos de vistas, construiremos parâmetros para um olhar desse gênero e para seu uso no ensino de ciências em vários níveis. Os objetivos são (i) possibilitar um olhar crítico do gênero da Ficção Científica e, por conseguinte da Ciência & Tecnologia, (ii) propiciar uma educação para o olhar das obras de Ficção Científica e de sua relação com questões de sociais e culturais atuais e ao longo da história. Vincular o gênero de Ficção Científica as questões de/da Ciência, Tecnologia e Sociedade com viés para aplicação no ensino de ciências e áreas afins.      

 

 

Graduado em Física – licenciatura – pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com mestrado em Física e doutorado em Educação científica e tecnológica pela mesma universidade.   Tem experiência no ensino de Física com mais de 25 anos de sala de aula (ensino básico e graduação). Também acumula experiência na área de formação de professores, atuando em diversos temas: Fundamentos Pedagógicos da Educação Científica; Divulgação Científica e Ensino de Física básica. É professor na rede pública do Estado de Santa Catarina. Apaixonado por ficção científica, literatura e poesia.

Ao se inscrever, você irá receber o link do zoom por e-mail.  

Participantes, com 75% de presença nas aulas, receberão certificado do IEFC. 

Inscreva-se aqui