Palestra na E.E. Napoleão de Carvalho Freire

 

Na terça-feira, dia 07 de maio, foi a vez da Escola Estadual Napoleão de Carvalho Freireno bairro de Indianópolis em São Paulo, receber a palestra de física moderna do IEFC. 

A convite do professor de física da escola, Rolf Cohn Junior, a ministrante Fabiana, pode compartilhar com os participantes as consequências mais impressionantes da teoria da relatividade especial e geral de Einstein.

 

Numa sala aconchegante, que acomodava 90 estudantes, tivemos 2 sessões consecutivas, abrangendo cerca de 180 alunos da 3a série do ensino médio.

Durante a apresentação, muitas perguntas foram levantadas pelos estudantes e a participação foi intensa.

 

O fato da energia pesar e a luz ser atraída pelo campo gravitacional foram os pontos mais marcantes, que chamaram a atenção de todos, suscitando dúvidas sobre a expansão do universo, distorções do espaço-tempo e buracos negros.

A respeito do mundo microscópico, os alunos também se surpreenderam com o uso da equivalência massa-energia para o cálculo da energia dos sistemas ligados. Todos puderam tomar conhecimento que o peso de todos os objetos macroscópicos é devido fundamentalmente à energia de ligação dos constituintes (elétrons e quarks) e não à soma das massas destas partículas.