Curso do Einstein – 2a edição

 

Pelo segundo ano consecutivo, a teoria da relatividade foi para a escola pública. O IEFC e a Comissão de Cultura e Extensão do Instituto de Física da USP, promoveram a segunda edição do curso “Einstein e o Jogo da Relatividade” para alunos do ensino médio.

Durante 5 semanas, de abril a maio, o curso de difusão teve como proposta ensinar as principais consequências da teoria mais famosa do mundo. 

 

Idealizado e ministrado pela professora Fabiana Kneubil, atual diretora do IEFC, os estudantes tiveram a oportunidade de discutir os conceitos de tempo, espaço, referenciais, movimento, velocidades relativísticas, funcionamentos de relógios e a fórmula mais famosa do mundo: E=mc2, que traz uma nova visão de mundo acerca da relação entre massa e energia.

Com foco especialmente em escolas públicas, 75% das vagas do curso foram destinadas a estudantes destas escolas. Além disso, mais uma vez foi incentivada a participação de mulheres. 

 

 

Mais uma vez a procura foi enorme. 51 professores de 49 escolas diferentes inscreveram 130 alunos. Mas o curso, desta vez, abriu 50 vagas e ao final, 48 alunos frequentaram o curso, vindos de 25 diferentes colégios espalhados pela cidade de São Paulo e arredores, tais como Jacareí, Suzano, Santo André, Cotia, Guarulhos e Barueri.

 

A empolgação dos alunos participantes anima cada vez mais a equipe organizadora, que tem como motivação levar temas de física moderna aos estudantes ao final da escola básica, incentivando-os a buscar carreiras científicas e mostrar a beleza do conhecimento construído pelos cientistas.