Idealizado e ministrado pela professora Fabiana Kneubil, atual diretora do IEFC, o curso de difusão teve como proposta ensinar as principais consequências da teoria mais famosa do mundo. Em apenas 5 encontros, os estudantes tiveram a oportunidade de discutir os conceitos de tempo, espaço, referenciais, movimento, velocidades relativísticas, funcionamentos de relógios e a fórmula mais famosa do mundo: E=mc2, que traz uma nova visão de mundo acerca da relação entre massa e energia.
Com foco especialmente em escolas públicas, 75% das vagas do curso foram destinadas a estudantes destas escolas. Além disso, foi incentivada a participação de mulheres, conforme descrito no regulamento.

No total, 41 alunos frequentaram o curso, vindos de 26 diferentes colégios espalhados pela cidade de São Paulo e arredores, tais como Guarulhos, Osasco, Barueri, Cotia, Suzano e Itapecerica da Serra.

A ideia de realizar o curso na estrutura física do IFUSP faz parte de um ‘desejo’ de tentar unir a Universidade com a Escola. O principal objetivo do curso foi trazer elementos da teoria da relatividade, permitindo que os alunos entrem em contato com temas contemporâneos de física que, em geral, não são abordados na escola.

Para a surpresa dos organizadores, 175 alunos foram inscritos por 72 diferentes professores, o que deixou a todos bastante motivados com a possibilidade de inserção de alguns temas de física moderna no ensino médio. A ideia deste projeto é continuar oferecendo este curso semestralmente e planejar outros, com diferentes temas, como por exemplo, a física de partículas.
Veja aqui a galeria de fotos.
