Palestra no ITB Maria Sylvia Chaluppe Mello

 

Na segunda-feira, dia 15 de abril, a escola municipal Profa. Maria Sylvia Chaluppe Mello, em Barueri, recebeu a palestra  E=mc2 e o mundo das partículas Num auditório super lotado, tivemos 2 sessões consecutivas, abrangendo cerca de 250 estudantes da 3a série do ensino médio.

 

 

A convite do professor de física da escola, chamado Eliezer, a ministrante Fabiana, atual diretora do IEFC, pode compartilhar com os participantes temas de física moderna, especificamente as consequências mais marcantes da teoria da relatividade de Einstein.

 

Durante a apresentação, muitas perguntas foram levantadas pelos estudantes e a participação foi intensa.
Conexões com os temas do ensino médio, dados em sala de aula, foram os pontos marcantes, onde os alunos puderam expandir seus conhecimentos a partir do que sabiam e, vislumbrar novos aspectos pertencentes à fronteira da física. 

 

O ponto alto da palestra foi no momento em que a relatividade especial se juntou com a relatividade geral, e consequências tais  como o fato da luz ser atraída pelo campo gravitacional, a existência das lentes gravitacionais, distorção do espaço-tempo, e buracos negros, encantaram a todos. 

Ao final, vários estudantes permaneceram na sala para questionar mais pontos da teoria da relatividade e outros, que fazem parte do limite do conhecimento científico, como por exemplo, a existência de universos paralelos, a possibilidade de se quebrar os quarks e locais fora do universo sem a existência de tempo e espaço.